“um quarto de quatro”, Célia Esteves, Iva Viana, Mariana Barrote e Paulo Barros na Objectos Misturados
© Paulo BarrosA paisagem é um dos temas mais abordados em pintura e o olhar romântico uma das suas ferramentas de análise mais exercitadas. Nesta exposição prentendemos uma investigação no sentido oposto. Queremos a analisar a forma como a paisagem, o local, a proveniência e a ligação a um espaço, se constituem em nós como parte discreta da moldura que enquadra a nossa forma de ver o Mundo. Mesmo quando viajamos, quando habitamos outro lugar, quando nos lembramos mal do ponto de partida, actualiza-se em nós uma maneira particular de recortar a realidade. No entanto, apenas a partilha de uma ligação a uma paisagem ou a uma cidade não pode ser o ponto de partida para uma investida artística, sob pena de produzirmos um postal. Apenas com a(s) qualidade(s) de cada olhar vivido e viajado se consegue projectar a hipótese de uma cartografia comum. Esta forma crítica de paisagem só é um ponto de chegada quando a geografia se dilui como ponto de partida, quando aceita transformar-se numa outra coisa. A primeira solução que encontrámos para dar início a este trabalho topográfico foi simples: dividir por quatro.
• Célia Esteves nasce em Viana do Castelo em 1981, é licenciada em Design de Comunicação (ESAD), e tem o mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (FBAUP), onde trabalhou como técnica nas oficinas de Impressão. Desenvolve trabalho gráfico, de ilustração e impressão. Em 2013 criou o projecto GUR – edições de tapetes de trapo limitadas em parceria com artistas convidados. Encontra-se a colaborar com o Estúdio e Escola We Came From Space na área da impressão, mais especificamente na serigrafia. Iva Viana nasceu em Viana do Castelo, em 1980. Licenciou-se em Artes Plásticas, na variante de escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Entre 2003 e 2004 passou também pela Akademia Sztuk Pieknych, em Cracóvia, Polónia, onde frequentou tecnologias de cerâmica, pedra e multimédia. Em 2007 iniciou o seu percurso como técnica de escultura numa empresa de âmbito internacional, especializada em gessos decorativos, e, em 2009, estagiou com o escultor Pierre Merlin, em Nîmes, França. Esteve ainda em Moçambique e no Brasil no âmbito de programas de intercâmbio artístico. Fazem parte do seu portefólio, entre outros, painéis em gesso, realizados para os hotéis Four Seasons, em Londres, e Shangri-La, em Paris. Desde o início de 2013, que concilia o seu trabalho anterior com projetos pessoais, que desenvolve no âmbito do seu próprio atelier. +info Mariana Ribeiro Barrote, nascida em Viana do Castelo em 1986, licenciada em artes-plásticas pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Ganhou o 1º prémio de pintura no Concurso Aveiro Jovem Criador, em 2010. Participou no Azores Combo ArtCamp na ilha de São Miguel. Membro do atelier Guilhotina, sediado no Porto. Paulo Barros, nasceu em França em 1973, vive em Viana do Castelo. Em 2011 conclui o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001 licencia-se em Design e Tecnologias Gráficas pela Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha. Os meios que mais privilegia como expressão artística são os resultados de uma investigação plástica e estética operados por processos e mecanismos do aleatório no domínio do desenho e da pintura. Expõe regularmente em diversas exposições colectivas e individuais desde 1995.
© Mariana Barrote© Iva Viana© Célia Esteves
•• No dia da inauguração contamos ainda com a presença da Nuvem, cake design. O gosto pela culinária está-me no sangue e apesar do esforço familiar de o neutralizar ele acabou mesmo por vir à tona! Sou filho e neto de pasteleiros e desde que me lembro que mergulho em doces! A minha queda para a veia artística cedo apareceu, mas foi canalizada para outros percursos – a arquitectura.
••• OBJECTOS MISTURADOS
|