Andrei Tarkovsky. Exposição colectiva de Artes Plásticas. AISCA
Inauguração: 12 de Maio, 15:00, @ AISCA em Viana do Castelo. “32/86” Andrei Tarkovsky
Esta exposição é o sinónimo actuante de uma acção intelectual e imagética sobre uma das maiores referências do cinema. Abarca uma poesia de imagens, uma sequência marcada por planos que são o intrínseco pensamento cinematográfico e domínio conceptual do mesmo. Aos artistas foi apenas dado um referente: “Andrei Tarkovsky”. Os trabalhos apresentados são pela sua diversidade e unificação, uma perspectiva, uma icónica visão de uma narrativa protegida de pré-conceitos visuais e linguísticos, são acção e pensamento.
Artistas: Albuquerque Mendes / Alexandre A. R. Costa / Claudia Clemente / César Rodrigues / Dalila Vaz / David Arantes / Filipe Garcia / Hugo Soares / Manuel Santos Maia / Marta Bernardes / Miguel Arieira / Rui Duarte / Vítor Almeida / …
“O tempo constitui uma condição da existência do nosso “Eu”. Assemelha-se a uma espécie de meio de cultura que é destruído quando dele não mais se precisa, quando se rompem os elos entre a personalidade individual e as condições da existência. O momento da morte representa também a morte do tempo individual: a vida de um ser humano tornase inacessível aos sentimentos daqueles que continuam vivos, Andrei Tarkovsky, Esculpir o Tempo, Martins Fontes, São Paulo 2002, pag.64.
|